segunda-feira, 26 de novembro de 2012

"Privamo-nos para mantermos a nossa integridade, poupamos a nossa saúde, a nossa capacidade de gozar a vida, as nossas emoções, guardamo-nos para alguma coisa sem sequer sabermos o que essa coisa é. E este hábito de reprimirmos constantemente as nossas pulsões naturais é que faz de nós seres tão refinados. Porque é que não nos embriagamos? Porque a vergonha e os transtornos das dores de cabeça fazem nascer um desprazer mais importante que o prazer da embriaguez. Porque é que não nos apaixonamos todos os meses de novo? Porque, por altura de cada separação, uma parte dos nossos corações fica desfeita. Assim, esforçamo-nos mais por evitaro
sofrimento do que na busca do prazer".
(Sigmund Freud]


"Não posso imaginar que uma vida sem trabalho seja capaz de trazer qualquer espécie de conforto.
 A imaginação criadora e o trabalho para mim andam de mãos dadas; não retiro prazer de nenhuma outra coisa. Esta seria uma receita para a felicidade, se não fosse a idéia terrível de que a produtividade da gente depende inteiramente de nosso modo de sentir. Que há de ser da gente, quando os pensamentos cessarem de aparecer e as palavras adequadas não se apresentarem?
Não se pode deixar de tremer diante de tal possibilidade.
É por isso que, embora submetendo-me ao destino como um homem honesto,
 não deixo de fazer secretamente a minha oração: acima de tudo, que não surja
nenhuma doençaou qualquer miséria física que me paralise as faculdades da criação.
Como dizia o rei Macabeth: "Morreremos com as armaduras nos ombros".
(Sigmund Freud]


"Ao tomar uma decisão de menor importância, eu descobri que é sempre vantajoso
considerar todos os prós e contras. Em assuntos vitais, no entanto, tais como a escolha de um companheiro ou profissão, a decisão deve vir do inconsciente, de algum lugar dentro de nós.
Nas decisões importantes da vida pessoal, devemos ser governados, penso eu, pelas profundas necessidades íntimas da nossa natureza".
(Sigmund Freud]


"Os enigmas do universo só lentamente se revelam à nossa investigação.
Existem questões às quais o homem, atualmente, não pode nos dar respostas,
 mas,o trabalho científico constitue o único caminhoque pode nos levar
 a um verdadeiroconhecimento da realidade externa a nós".
(Sigmund Freud]

"Ninguém escreve para ganhar fama, que, de qualquer maneira, é coisa transitória, ou para atingir a imortalidade. Seguramente, escrevemos em primeiro lugar para satisfazer alguma coisa que se acha dentro de nós, não para as outras pessoas. É claro que, quando os outros reconhecem os nossos esforços, a satisfação interior aumenta, mas, mesmo assim, escrevemos primeiramente
para nós mesmos, seguindo um impulso que vem de dentro".
(Sigmund Freud]